segunda-feira, 6 de julho de 2009

AS BICICLETAS DE BELLEVILLE

**
**

O filme “As bicicletas de Belleville” é uma produção franco-belga-canadense, que conta a história de um garoto que foi adotado pela avó ainda pequeno, e esta tenta frustradamente fazê-lo feliz, comprando tudo o que pode (incluindo um simpático cachorro chamado Bruno). Um dia descobre a paixão do menino: as bicicletas. E alimentando essa paixão surge também o desejo de participar do Tour de France.


Escrita e dirigida por Sylvain Chomet, a animação participou do festival de Cannes, foi indicada a dois Oscars (por Melhor animação e Melhor música original) e ganhou um César. A trilha sonora foi feita por Benôit Charest e o filme conta com a voz de Béatrice Bonifassi. O diretor também dirigiu “Paris, Je t'aime” e “L'Ilussionist”.

A animação possui uma estética visual incrível. Cenários característicos, personagens marcantes e um humor mordaz criam um ambiente excelente. Por exemplo, Belleville, cidade fictícia aonde se passa parte do filme, satiriza a todos os esteriótipos estadunidense; A ganância dos poderosos, a obesidade dos cidadãos e o bajulamento dos serviçais.

O filme possui poucas falas, a construção da trama se dá na maioria das vezes por Imagens. O filme se passa em 1950, e isso é bem caracterizado. Eles utilizam de figuras reais para criar personagens irreais como “As Triplettes” (trigêmeas cantoras de grande importância no filme), que representam na realidade as “Boswell Sisters”.


Esta parodia da realidade possui um tom “no sense”, do impossível plausível, enfatizando uma crítica aos modos de vida dos séculos XX e XXI.



Um comentário:

ana dundes disse...

Parabéns, moçada! Pela iniciativa e pelo blog. Muito legal!