quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pense Positivo


Florencia Lorenzo

Sábado à tarde. Um bar lotado. Olhando alto, alienada do que os meus amigos conversavam. Começo a prestar atenção e noto que uma amiga comentava melancolicamente dos problemas de sua vida. Problemas com o namorado ou algo do estilo, sei lá, não importa. Então alguém cujo rosto me era apenas familiar, diz:

- Pense positivo.

Não sei por quê aquilo me incomodou muito. Essa ideologia de que tudo dará certo me deixa nervosa. Diga isso a uma criança na áfrica que sofre de leucemia, consome menos que 15 calorias diariamente (e quando consome) e sofre constante medo de ser morta por algum grupo radical. 

Definitivamente não funciona.

E o que mais me parece hipócrita é que justo aqueles que “pensam positivo” são, no geral, pessoas privilegiadas e completamente indiferentes e/ou ignorante dos problemas reais como fome, guerra, pobreza, racismo etc. Assim é fácil pensar positivo.

Não, eu não quero que todos se deprimam ou cometam suicídio em massa. Calma, eu só estou cansada desse otimismo inútil. Tipo “ah, eu fui assaltada, mas pelo menos o ladrão não levou meu abajur”.

Por isso, não pense positivo ou viva no seu próprio mundo rodeado de bolos, livros e pândegas...

Um comentário:

patricia mc quade disse...

ei florência,

vc pegou bem o espírito da coisa;
digo, dos dois lados da coisa: de saber usar a linguagem desse gênero literário tão mestiço como a crônica e saber onde está o que realmente te incomoda: "o pensamento positivo"!

bom, mas vc há de convir que viver entre festa, livros e pândega tb é bom e positivo para todo mundo. todos deveriam ter o direito a: lazer, educação e segurança.
ou seria: lazer lazer e lazer. ou ainda: educação, lazer e segurança respectivamente?
são outras possibilidades...

bjs e parabéns pela crônica.
ela nos leva à muitas reflexões.