quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ônibus


João Pedro Gontijo

Eu estava andando calmamente para o ponto de ônibus quando vi aquela coisa pequena e amarela dobrando a esquina. Pus-me a correr, e ao mesmo tempo estranhava o horário do ônibus... Eram 6:30, enquanto o ônibus só chegava no ponto 6:35. Por que essa incoerência no horário? Por causa disso, quase perdi o ônibus... Quando entrei no ônibus, o motorista fez uma cara ruim, por que teve que parar depois do ponto, mas que culpa eu tinha?

Quando olhei para o ônibus, vi o corredor dele vazio, não havia nenhuma pessoa em pé, mas em compensação, só havia um lugar vago, e depois que olhei direito para ele achei que estava com sorte, pois o banco estava perto da roleta, e eu provavelmente não teria que passar espremido por bandos de pessoas que fingem não escutar você pedindo licença. Este era meu pensamento até chegar naquele ponto... Esse ponto é conhecido por superlotar o 20, entra umas 15 pessoas que não tem lugar onde sentar... E olha que o 20 é um ônibus suplementar, ou seja, tem metade do tamanho de um ônibus normal. É por isso que acho que deviam mandar dois suplementares ao mesmo tempo, um para as pessoas e o outro para aquele ponto.

Afinal nesse ponto, cerca de 70% das pessoas que entram nele, são de certa forma sem educação. Nesse dia, por exemplo, 7 das 15 pessoas que entraram, ficaram paradas na roleta e 4 do restante não iam para o fundo do ônibus para esperar um lugar vago. O pior é que as pessoas que já estavam em pé ficavam lado a lado, deixando o corredor inviável até mesmo para quem está a um passo de sair dele. Já aconteceu uma lotação que até me fez perder o ponto... Vê se pode? As pessoas tumultuam o corredor por querer e ainda reclamam quando a gente empurra. Se eles escolhem por falta de educação lotar o ônibus de tal forma, por que eu não posso simplesmente empurrar? Eu acho isso babaquice do povo brasileiro.

Um comentário:

patricia mc quade disse...

oi joão,

concordo com vc. aquela hora de pico da matina deveria sair dois ônibus de uma vez. um para as pessoas e outro para aquele ponto. no meu trajeto tb tem um ponto desse... e qd vc está atrasada e o ônibus não sai desse ponto. é o fim da picada!

gostei da crônica.
parabéns!
bj