quarta-feira, 6 de maio de 2009

Os Aniversariantes


Amanda Rincon

Como todo mundo sabe, não é todo dia que comemoramos nosso aniversário. É dia de festa, presentes, amigos, doces, família e diversão. Você marca uma festa. Ótimo, vem a família toda e seus amigos. Então, você precisa dar atenção para eles. Todos eles. E sempre tem aquela tia que ainda te aperta, aquele tio que faz as piadinhas mais sem graça, do tipo: "onde está fulana? Não estou vendo nenhuma menininha aqui... ah! Vejam como ela cresceu gente!", sendo que você o vê toda a semana. Tem aquelas tias que te trazem de presente uma sandália da Eliana, tamanho 26, no seu aniversário de 13 anos. E o melhor é quando vem as sobrinhas e primas pirralhas que pisam no brigadeiro e pula na sua cama. Se você não der atenção a elas, elas choram. As que não brincam, gritam até o fim da festa, quando se cansam e dormem.

Os amigos sempre vem a mais. Uns são os amigos do primo do filho do padeiro, que é vizinho da tia da tataravó de alguém que por acaso é conhecido seu.

Os aniversários são sempre diferentes do que deveriam ser...Ou melhor, do que se planeja.

Presentes são outro ponto. Não ligo de não ganhar nada e, quando a pessoa não me dá nada é claro que nem pergunto, mas as pessoas já vem com a desculpa de "não tem tempo, depois eu te dou, ok?... o que você quer? Pode dizer que eu te dou!". O depois não chega e claro, ficamos iludidos com aquele presente que nos prometeram. 

Mas, que necessidade horrível de consumismo do ser humano! Porque sempre queremos o mais atual, marcas conhecidas e sempre o outro, porque esse já tem mais de uma semana, a moda é outra.

E sempre, querendo agradar os outros, no fim da festa não festejamos. Por essas e outras o meu aniversário não seria bem só o "meu" aniversário.

Um comentário:

patricia mc quade disse...

oi amanda,

já te disse que essa crônica ficou super legal. fiquei surpresa com a sua habilidade na escrita.

os aniversários são mesmo assim qd se tem a sua idade. tb me lembro do meus... ;)

e não faz muito tempo, viu?!

rsrsrrss
bjs